C.S. Assistance

Cooperativismo

Cooperativismo é um movimento econômico e social, entre pessoas físicas e/ou jurídicas, em que a cooperação baseia-se na participação dos associados, nas atividades econômicas (agropecuárias, industriais, comerciais, prestação de serviços ou consumo) com vistas a atingir o bem comum e promover uma reforma social dentro do capitalismo.

Os PRINCÍPIOS cooperativos são a base do cooperativismo. Todas as cooperativas tomam estes princípios como base para o seu funcionamento. Foi durante o século XVIII que surgiram na Inglaterra as primeiras ideias cooperativas. Com a finalidade de oferecer bens de consumo a preços mais acessíveis às classes pobres, alguns filantropos estabeleceram armazéns que vendiam produtos a preço de custo aos necessitados. Eram formas de cooperação que surgiam e desapareciam.

O berço definitivo do moderno movimento cooperativista foi Rochdale, pequena cidade próxima a Manchester, na Inglaterra, que contava, na época, com cerca de 25 mil habitantes.

A cooperativa de consumo de Rochdale, fundada a 21 de dezembro de 1844, nasce com uma admirável capacidade de sobrevivência. Dos empreendimentos anteriores — que se frustraram por não disporem, na prática, de métodos seguros de organização e funcionamento — a nova sociedade aproveita as experiências e os princípios recém criados, tendo como principal novidade uma administração com métodos calcados no bom senso.

Sua origem é uma greve fracassada de trabalhadores do setor têxtil que produziam flanelas. No ano de 1843, 28 tecelões comeram a promover reuniões e a estabelecer proposições que levaram ao estudo e à meditação. Essa cooperativa levou um ano para formar um capital de 28 libras. Com tão pouca gente, com tão minguados recursos, os "pobres tecelões organizam-se para transformar o mundo".

A Cooperativa de Consumo de Rochdale continua ainda hoje operando, com milhares de associados, grandes empreendimentos, diversos prédios e investimentos. O velho casarão que lhe deu início também sobrevive até hoje, transformado em museu do berço do cooperativismo mundial. O programa de educação é demonstração da força e da visão desses operários.

Foi criado um fundo específico para este fim, que permitiu uma preparação do quadro social para o cooperativismo. Essa preparação dá segurança ao crescimento da sociedade. E responsável pela formação de agentes multiplicadores da ideia e pela origem de novos empreendimentos cooperativos.

Nos últimos 150 anos, o cooperativismo vem se espalhando pelo mundo, sempre na busca da elevação do padrão social, econômico e cultural do homem.

Telefone: (41) 3233-1943

contato@assistancesaude.com.br

Ans
Copyright 2007 - 2012 Portal Assistance. Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade | Termo de uso | Política Editorial